Passo a passo de impressão em madeira

Olá bonitos!
Vou tentar mostrar uma técnica super interessante (e muito fácil) para transferir uma imagem de impressora jato de tinta (coloridinha ou PB).

Usando essa técnica, podemos criar quadrinhos com as fotos prediletas, podemos criar caixas para presentear ou o que quisermos inventar!!!

Vamos precisar de:
– base para transferência da imagem (pode ser uma tela branca, pode ser um papel, pode ser um pedaço de madeira ou até uma peça de mdf)
– a imagem escolhida deverá ser invertida em programas de imagem pois quando aplicada ela será o contrário do que estamos vendo, hein??? Depois é só imprimir em uma jato de tinta
– Gel Medium
– Paciência para esperar a secagem e para concluir o trabalho
Vamos lá??

Base de MDF

blog10_03_13 067

Imagem escolhida

blog10_03_13 068

Gel Medium, estou usando o da Corfix

blog10_03_13 069

Passar o gel na base de mdf e fixar a imagem escolhida. É interessante passar uma esponja ou espátula com muito cuidado sobre a imagem para assegurar que ela fique inteira em contato com o produto, hein?!

blog10_03_13 070

Agora é paciência!!! Precisaremos de 8 horas para a secagem…Não tentem diminuir esse tempo pois não dá certo, ok?!

Depois dessas 8 horas, vamos retirar o papel que cobre a imagem com água e PACIÊNCIA!!!! Eu sempre uso esse spray para facilitar a etapa…

blog10_03_13 154

Com o dedo vamos “enrolando” o papel até aparecer a imagem…Com cuidado para não carregar a imagem junto, tá?

blog10_03_13 156

Olha a imagem aparecendo…

blog10_03_13 158

Para finalizar, remova as sobras de papel e após uma secagem rápida a figura vai ficar “meio esbranquiçada”, não tem problema…Pois a última etapa é finalizar com verniz.

blog10_03_13 159

Viu? Não tem nada de complicado e dá pra pensar em um monte de presentes bacanas, não é?!

Seguem mais alguns trabalhos com essa técnica já finalizados:

Minha avó linda de pendurar na parede (aqui usando como base a madeira)

image

Eu pequinininha…Mostrando a técnica com fotos coloridas

blog10_03_13 162

54 pensamentos sobre “Passo a passo de impressão em madeira

  1. Ameiiiiiiiii, estava mesmo procurando um produto similar para a técnica. Penso que o Print da Corfix, rende pouca e fica caro. Agora vou tentar esse gel. Obrigada
    Um abraço.

  2. Adorei as dicas mas se eu quiser passar em cima de uma peça branca, tenho que usar o gel ou posso aplicar direto em cima da tinta branca pva??

    • Liliane, nunca utilizei a tecnica em uma peça já com tinta pva mas, acredito que seja a mesma coisa, passe o gel na base exatamente na area da imagem que vai ser transferida, aplique a imagem e aguarde a secagem. Só cuidado para não deixar gel fora da área da imagem pois ele meio que impermeabiliza essa área, ok?! Ah! Não esqueça de me contar se deu certo. Boa sorte!

  3. OII..EU COMPREI UMA LATA DE BASE GEL DA SUVINIL,FIZ E NÃO DEU CERTO..EU PEDI NA LOJA DE TINTA GEL MEDIUM ACRILICO E ME VENDERAM ISSO,DEIXEI SECANDO 12 HORAS,SERA QUE TEM ALGO ERRADO OU ESTA BASE NÃO DA CERTO?

    • Priscila, dei uma olhada no site da Suvinil para ver que gel vc está usando e o que apareceu foi uma base para efeito linho e jeans…O gel medium que uso na técnica me parece diferente por ser um produto complementar para pintura de quadros com tinta óleo, ou seja, eu o compro em casas de artesanato e não sei se vc encontra em casas de tintas de parede. O produto que sempre uso é da Corfix e vem em uma pequena bisnaga. Acredito que esse gel da Suvinil tenha outra função…Espero ter ajudado! Qq coisa me escreve, ok?

      • sim este msm que comprei de efeito linho ,jeans…ajudou sim! mtoo obrigada!!

  4. Simplesmente ADOREI o passo a passo… Não conhecia essa técnica e achei bem fácil com a sua explicação!!!
    Gostaria de saber se você já testou em peças com fundo escuro e impressão em claras. Quero fazer essa técnica com a caixa de MDF pintada de preto e com o desenho impresso em tinta branca. Será que funciona???

    • Samanta, que bom que você gostou do PAP, tentei explicar o máximo que consegui para todo mundo tentar!!!!
      Bom, sobre sua dúvida: já apliquei a impressão preta em um fundo colorido e não ficou tãããão bacana como na madeira…O lance da técnica é que sempre fica um pouco de papel (branco) sobre a tinta preta e o fundo de madeira dá uma disfarçada maior que o fundo colorido. mas, como vc vai tentar “negativar” a técnica, e o papel já é branco mesmo acho que não terá problemas…Não sei, não testei, mas acho que pode dar certo. Espero ter ajudado e volte para me contar, tá?! Sorte!

  5. Oi, Martha! Preciso produzir um jogo de tabuleiro em eucatex para o Chá de Bebê do meu afilhado, pois vamos fazer um joguinho de perguntas e respostas! Será que fica bom se eu criar uma arte no photoshop, imprimir numa folha sulfite e fazer sua técnica? Se eu te mandar a arte você se interessaria em fazer para mim? Se estiver interessada, por favor, me contate por email, me dizendo quanto custa! Obrigada!

    • Carolina, se você for trabalhar com MDF, vai dar certo sim. A única coisa é que é necessário inverter a imagem para que a transferência fique no lado certo.
      Para saber se consigo fazer e te passar um valor, preciso de mais detalhes, saber se terei que cortar as peças do jogo, qual o tamnho destas peças, etc…Qq dúvida me escreve marthanucci1@hotmail.com

  6. AMEI SUA TÉCNICA, BEM MAIS EM CONTA QUE A FEITA COM O TRANSFER PRINT DA CORFIX. OBRIGADA PELA DISPONIBILIDADE , SIMPLICIDADE E BOA VONTADE EM PASSAR SEUS ENSINAMENTOS. DESEJO SABER SE VC TEM APOSTILAS DE ALGUMA TÉCNICA DE TRABALHOS EM MDF.
    FIQUE COM DEUS E CONTINUE ASSIM, PASSANDO À FRENTE O QUE SABES, PARA DAR LUGAR A MAIS APRENDIZADO.

    • Aline, muito obrigada pelo elogio!!! Vc me deixou contentona por aqui 🙂
      Não tenho apostilas ainda (mas, sabe que vc me deu uma boa ideia…). Sempre experimento várias técnicas novas e isso gera um monte de dicas, né?! Vou pensar com carinho nesta ideia!
      E obrigada mesmo pelo carinho!
      Um beijo grandão da Martha.

  7. Gostaria de saber pq o meu comentário aguarda moderação. O que que eu disse de imoderado ? Simplesmente elogiei seu trabalho e fiz uma observação sobre valore. Nada mais.

  8. Olá, gostaria de saber se tem algum papel indicado para a impressão (transfer) ou apenas o sulfite já é suficiente?
    Desde já agradeço.

  9. Olá Martha, gostei muito do seu trabalho,mas tenho uma questão a impressão da imagem pode ser a jato de tinta ou fica melhor a laser? e a folha pode ser de cópia normal ou tem mesmo que ser sulfite? Muito obrigada. Felicidades.

  10. Posso substituir o gel acrilíco pelo Gel Medium para Matizar da Corfix? Não encontrei nem o transfer nem o ge acrilíco em minha cidade. Aguardo sua res
    Lucas, esse gel matizador serve para dissolver a tinta e acredito que não funcione para a técnica de transferência. Mas, nunca tentei então, não tenho certeza, hein? Mas, o gel acrílico pode ser comprado em sites de artesanato pela internet. Espero ter ajudado! Martha

  11. Boa tarde! Adorei esta técnica… será que funciona com textos? As palavras ficariam bem legíveis? Obrigado

  12. Excelente dica, tenho apenas uma duvida quero fazer uma caixa em mdf com a tampa com uma foto bem colorida (tema naruto) pra minha namorada, funciona tanto com jato de tinta quanto a laser? Se a imagem for muito colorida tem problema? No mais, achei muito legal suas dicas. Parabéns!

  13. Em um comentário vc diz que usa impressão a laser (em resposta à Elsa Pires 02/04/2014) e no texto e em outro comentário diz que usa jato de tinta (Paulo 04/03/2015). Qual impressão afinal? Obrigada 🙂

  14. Achei muito bacana seu trabalho…parabéns!
    Sou artesã e nunca fiz a técnica de transferência de imagem ou fotografia em mdf, mais já estive pesquisando na internet essa técnica, e todas que encontrei (vídeos, passo a passo, etc..) falam que a cópia da imagem tem que ser impressa a laser… eu gostaria de saber se realmente com jato de tinta dá certo?
    E também se dá para trabalhar com superfície de mdf pintada?

    • Eu usei impressora jato de tinta e deu certo Raiane…
      Sobre a base pintada eu nunca fiz mas, acho que não vai ficar tão legal pois como a imagem fica um pouco esbranquiçada talvez o acabamento não seja tão bacana. Espero ter ajudado.

    • Qualquer base de madeira serve, só tem que ser plana e lisa para facilitar o trabalho. Base de MDF vc encontra em casas de artesanato ou ainda em grandes casas de material para construção.

  15. Bom dia! Usei todo o material que vc falou, deixei uma noite. E qdo fui tirar em alguns pontos aparece a madeira. Em outros ficou bem fixa a foto.O q eu fiz de errado? É essa madeira posso utilizar ela novamente? Posso passar uma tinta Branca. Pode dar algumas dicas? Obrigada.

    • Se a foto ficou com bolhas de ar, quando vc fez o processo de “tirar o papel” realmente ele sai inteiro e deixa a foto com defeitos. Isso já aconteceu comigo também. Por isso que a imagem tem que ficar bem lisinha com o produto. Sobre usar a madeira eu acho que vc deveria lixar a peça para poder reaproveitar a base para outra coisa. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me escreva novamente. Grande abraço, Martha.

  16. Olá Martha, quero saber se a imagem é impressa somente na jato de tinta ou qualquer tipo de impressora? Pois ouvi dizer que essa técnica só funciona com a impressora a laser, já com a jato de tinta, acaba escorrendo a tinta no material (no, caso, na madeira). Por favor me tira essa dúvida por que a minha é jato de tinta.

  17. Tente usar cola branca mais verniz acrílico na proporção 2 parte de cola e 1 de verniz acrílico isso também funciona muito bem.

  18. Adorei as dicas e estão louca para colocar a mão na massa! Quero saber se fica bacana na peça de MDF branca e qual verniz depois da peça pronta? Obrigada

    • Olá, ao retirar o “papel” da imagem, ela pode se soltar caso vc use força demais e com a tinta na peça, vc poderá criar ondulações que podem prejudicar ainda mais a retirada do papel.

  19. Marta, bom dia ! Meu nome é Valdir e eu trabalho com pirografia e minha duvida é a seguinte. Se eu fizer esse sistema de transferência para a madeira eu consigo pirografar normalmente depois ?

Deixe um comentário

